Ao me deparar com o tema “comunicação de massa” percebi a importância de fazer uma breve contextualização de cultura de massa, sociedade de massa e indústria cultural.
Alguns pressupostos teóricos como marxismo e psicanálise freudiana que foram bases estruturantes para os teóricos de Frankfurt, quando utilizaram o método de aplicação a visão que se opõe literalmente ao capitalismo e suas conseqüências, com o objetivo na mensagem na comunicação de massa, em olhar, averiguar, as estratégias de dissimulação e de predominância do modelo vigente. Nos anos 40 após terem se mudado da Alemanha para EUA, eles se depararam com a sociedade de massa norte-americana e direcionam estudos para cultura de massa e estabeleceram O conceito: “Dialética do esclarecimento” critica a idéia de que a razão libertaria a humanidade, para a de que a evolução tecnológica elevaria a sociedade ; Entendem que o iluminismo libertou do misticismo, mas acorrentou à razão. Criaram o conceito: “Indústria Cultural” Produz em série, homogeneíza, deteriora padrões culturais; Cultura perde a aura e vira mercadoria; Rebaixa o nível dos produtos artísticos; Técnico intermédia o artista. Houve de forma intensa uma preocupação como conteúdo dos meios de comunicação. Então percebe-se que a teoria da Opinião Pública Escola de Frankfurt em relação a Indústria Cultural e os Meios de Comunicação de Massa se caracterizava da seguinte maneira:
Meios de comunicação de massa
Indivíduo alienado
A Indústria cultural é conseqüência da industrialização e do desenvolvimento de uma cultura de mercado e exerce um poder alienante sobre as massas, impedindo que elas tenham um certo grau de consciência e reflitam sobre o mundo à sua volta.
Escola de Frankfurt não pode ser completamente compreendida sem igualmente entender as intenções e os objetivos da teoria crítica. Foram explicitamente associados com a filosofia crítica de Immanuel Kant, na qual o termo crítica significou reflexão filosófica nos limites de reivindicações feitas por certos tipos de conhecimento e uma conexão direta entre crítica e a ênfase na autonomia moral. Então uma auto-consciência social crítica que é o objetivada na mudança e na emancipação através do esclarecimento, definição de Max Horkheimer.
A comunicação de massa é a comunicação feita de forma industrial, ou seja, em série para atingir um grande número de indivíduos. Então apreciamos a possibilidade de analisar a influência da TV local de Alagoas na vida dos discentes da UFAL nos turnos: diurno, vespertino e noturno.
Participei na escolha do projeto, na elaboração do questionário, na entrevista com os discentes do turno vespertino, na direção e execução da entrevista feita através da filmagem de três discentes, respondendo um questionário elaborado, ajudei na análise dos gráficos, na finalização do projeto e no design geral do blog.
Acredito que de qualquer forma será bastante pertinente fazermos uma filtragem do que está sendo chamado de “dilúvio de informações” segundo Lévy , e que afirma que a liberdade é muito angustiante, mas que é imprescindível, justamente porque é impossível abraçar o “todo”, a dificuldade de dizer ”é isto que me interessa”, “é o rumo que quero tomar”, quando se trata de um individuo cada vez mais individualista, e multiculturalista.
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