quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Relatório de Rosemere de Souza Vieira

Hoje em dia a comunicação de massa é um dos meios de comunicação que mais recebe atenção por parte do público receptor na hora de ser formulada as idéias sobre os fatos que nos cercam. Ela bombardeia a sociedade com notícias sobre assuntos suficientemente atrativos para que os indivíduos tenham sua atenção desviada dos problemas principalmente econômicos e sociais, mas as infomações perdem rapidamente sua validade fazendo com que as pessoas fiquem sempre dependentes dela e para estarem ciente do que está acontecendo no mundo. Um exemplo é a televisão que interage na vida dos indivíduos afetando-os naquilo que ele percebem, pensam e agem.
Com isso este projeto de pesquisa foi desenvolvido, com o objetivo de saber qual a visão que os discentes de UFAL tem sobre a TV local, de compreender quais influências que ela traz no seu cotidiano, de quantas pessoas tem acesso a ela se tem que tipo de programa eles mais assistem e o que deveria ser melhorado na mesma. Para isso foi realizado uma pesquisa bibliografica de alguns autores: Alonso, Amaral, Neves, Pechula, Pimentel, Pires , Rodrigues e Shinkai sobre a comunicação de massa e a televisão e uma pesquisa de campo, onde foi feito um questionário com as perguntas relacionadas à TV local do Estado de Alagoas para os discentes da UFAL responderem e no final o resultado da pesquisa realizado em campo.
E para que fosse feita esta pesquisa, primeiro foi selecionado os projetos da equipe, onde nesta seleção eles acabaram escolhendo o projeto de pesquisa de minha autoria para executa-lo e fazer o relatório e a minha participação foi de ajudar em algumas modificações que precisou ser feita nele, na elaboração das perguntas do questionário a ser aplicado em campo, na aplicação do mesmo aos alunos da UFAL no turno da noite dos cursos de Geografia e História, dando um modelo de um relatório já pronto para a equipe analisar e ter uma base de como fazer um e a fazer o relatório da equipe, onde nele cosntará os gráficos e o resultado final da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário